5 dicas para estudar para provas

May 22, 2018

 

 Confira 5 dicas que podem ajudar a aproveitar melhor o estudo para as provas.

 

1. ORGANIZE-SE

 

Nesse momento, você não tem tempo a perder. Tendo isso em mente, reúna todos os materiais que você irá precisar. O objetivo é que você tenha tudo à mão para não ter levantar e quebrar sua linha de raciocínio enquanto procura por um livro perdido, Tenha sempre uma agenda por perto e escreva os detalhes sobre suas aulas e atividades externas. Olhar a agenda lhe dará uma compreensão maior sobre como a semana/mês/semestre será, auxiliando a organização do tempo.

 

Em seu roteiro faça uma lista detalhada de quais capítulos, conceitos ou ideias pedidos no edital e divida o tempo de acordo com cada conteúdo. Também é indicado que você crie uma agenda para cada conteúdo e antes de iniciar o conteúdo, faça uma síntese do que será estudado naquele momento, após terminar o conteúdo risque da lista e vá para a próxima disciplina, dessa forma você terá uma organização maior nos conteúdos.

 

2. APROVEITE OS PEQUENOS ESPAÇOS DE TEMPO

 

Se você acha que para o estudo fluir é preciso ficar sentado na frente dos cadernos por horas, saiba que qualquer tempo pode ser aproveitado, até mesmo aqueles 5 minutinhos pós almoço! UTILIZE o tempo com seriedade desligando o celular e usando a internet somente para pesquisar ou esclarecer dúvidas, pois com os aparelhos eletrônicos por perto é mais fácil perder a concentração com alguma mensagem ou ligação.

 

3. FAÇA PROVAS PASSADAS

 

Parece uma dica lógica, mas muitos concurseiros acabam esquecendo da necessidade de praticar o que está aprendendo. A melhor maneira de revisar o conteúdo e também descobrir pontos em que precisa reforçar a matéria é fazendo provas antigas, de preferência da mesma banca do atual concurso que você irá prestar.

 

 

4. ESCREVA PARA MEMORIZAR

 

Uma boa técnica para fixar o conteúdo é escrevendo os principais tópicos do assunto, como um esquema com palavras chaves que ajudam a lembrar a matéria. Pois a escrita desenvolve a criatividade e a expressão pessoal, contribuindo para o raciocínio cognitivo. Por isso, se você está estudando você precisa escrever

 

5. DESCANSE, VAI COM CALMA!

 

Durma o máximo que puder Não adianta revisar todo o conteúdo e não ter tempo para fixá-lo na memória. Ter pelo menos algumas horas de sono antes da prova é indispensável para a memorização e também para recompor as energias.

 

Esqueça aquela história de que virar noites sem dormir e beber muito café vão ser a solução dos seus problemas! Isso só vai te deixar cansado e diminuir sua concentração. Você pode até diminuir as horas de sono, mas precisa de um tempo para descansar e recarregar as energias.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Siga

© 2017 por Grupo KRK. Todos os direitos Reservados.